Quem sai na frente

quarta-feira, 3 de março de 2010 11:39

Por Leonardo Maturana e Patrícia Ruzene

Foto: divulgação


Embora seja uma das primeiras premiações do ano, o Oscar funciona na prática como o final de um circuito de festivais. As produtoras lançam seus filmes nos festivais que ocorrem logo após o Oscar. Assim, os filmes chegam à Hollywood conhecidos pelo público e pela crítica.

Dos indicados ao Oscar 2010, "Guerra ao Terror" é o mais premiado. O filme da diretora Kathryn Bigelow recebeu seis prêmios Bafta (maior premiação do cinema britânico), entre eles o de Melhor Filme, o de Melhor Diretor e o de Melhor Roteiro. O badalado "Avatar" não ficou para trás. Levou apenas dois Baftas (Efeitos Especiais e Design de Produção), mas foi o grande ganhador da noite na entrega do Globo de Ouro (Melhor Filme e Melhor Diretor).

Se depender dos prêmios já ganhos, o ator britânico Colin Firth já pode contar com mais uma estatueta em sua prateleira. Por sua interpretação em "Direito de amar", Firth recebeu o Bafta e o Leão de Veneza na categoria Melhor Ator.

Na categoria Melhor Filme Estrangeiro, a briga deve ficar entre o alemão "A fita branca" (Palma de Ouro em Cannes e Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro) e o francês "Um profeta" (Bafta de Melhor Filme Estrangeiro e prêmio do público em Cannes).

A animação "Up - Altas Aventuras" figura isolado como "grande favorito" na categoria. Além de ter também sido indicado como Melhor Filme, "Up" já levou o Annie (maior prêmio da animação mundial) e dois Baftas (Melhor animação e Melhor som).

1 comentários:

Bia disse...

Patricia, Leo

1. Vejam, acho meio ruim, no lide, começar dois períodos com frase na ordem invertida. Exige uma espécie de ginática mental do leitor que pode levá-lo à confusão e, até, como foi o meu caso, achar que há erro. No primeiro período, a inversão se justifica: "Embora seja uma das primeiras premiações do ano, o Oscar funciona na prática como o final de um circuito de festivais."
Já aqui, nem tanto:
"Para chegar ao Oscar conhecidos pelo público e pela crítica, as produtoras costumam lançar seus filmes nos festivais seguintes à cerimônia, como o festival de Cannes, que ocorre em maio."
Além disso, quando vc vai procurar com o que vcs estão concordando "conhecidos", o primeiro impulso é achar que é com "produtoras" e, portanto, haveria erro. Não há, por que trata-se dos filmes, mas a inversão deixa a leitura mais embrulhada. Como fazer uma frase mais clara com essas informações? Vcs podem tentar, por favor?

2. Acho que, no resto, do texto seria legal dizer quando são cada um dos festivais, para o leitor entender o que vem antes ou depois.




Dos indicados ao Oscar 2010, "Guerra ao Terror" é o mais premiado. O filme da diretora Kathryn Bigelow recebeu seis prêmios Bafta (maior premiação do cinema britânico), entre eles o de Melhor Filme, o de Melhor Diretor e o de Melhor Roteiro. O badalado "Avatar" não ficou para trás. Levou apenas dois Baftas (Efeitos Especiais e Design de Produção), mas foi o grande ganhador da noite na entrega do Globo de Ouro (melhor filme e melhor diretor).

Se depender dos prêmios já ganhos, o ator britânico Colin Firth já pode contar com mais uma estatueta em sua prateleira. Por sua interpretação em "Direito de amar", Firth recebeu o Bafta e o Leão de Veneza na categoria Melhor Ator.

Na categoria Melhor Filme Estrangeiro, a briga deve ficar entre o alemão "A fita branca" (Palma de Ouro em Cannes e Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro) e o francês "Um profeta" (Bafta de melhor filme estrangeiro e prêmio do público em Cannes).

A animação "Up - Altas Aventuras" figura isolado como "grande favorito" na categoria. Além de ter também sido indicado como Melhor Filme, "Up" já levou o Annie (maior prêmio da animação mundial) e dois Baftas (melhor animação e melhor som)

7 de março de 2010 às 07:09

Postar um comentário