Produtor de “Guerra ao Terror” é desconvidado da cerimônia do Oscar

terça-feira, 2 de março de 2010 19:07

Por Flávia Rodrigues
Foto: Getty Images

Nicolas Chartier (foto), um dos produtores de "Guerra ao Terror", errou ao enviar um e-mail aos acadêmicos com o objetivo de ganhar votos: "precisamos que filmes independentes vençam como vencem os filmes que você e eu fazemos, e se você acredita que "Guerra ao Terror" é o melhor filme de 2010, ajude-nos". Além disso, Chartier completou dizendo: "se você disser a dois amigos para votar (no nosso filme) e não no filme de 500 milhões de dólares, nós vamos ganhar."

O produtor admitiu a falha e pediu desculpas por ter desrespeitado as regras que proíbem elogios, pedido votos e ofensas aos concorrentes. Mas, as desculpas não consertaram a falta que cometeu e, por voto unânime, a diretoria do Departamento de Produtores decidiu desconvidar Nicolas Chartier da festa do Oscar, o que para alguns foi uma punição considerada leve.

1 comentários:

Bia disse...

Flávia, observações:
1. "A maior premiação do cinema já tem data e local marcado. O Oscar 2010 acontecerá no dia 7 de março, em Los Angeles, no palco do Teatro Kodak, na Hollywood Boulevard." -- precisamos disso? Estamos fazendo um blogue sobre o Oscar e essa informação já está em vários posts... Isso chama-se nariz de cera, em jarggão jornalístico, e esfria o texto. Só serve para retardar a entrada no do leitor nas informações novas.

2. Para que as aspas em bastidores e palpites?
"Alguns jornalistas e críticos, como Ana Maria Bahiana, acompanham os "bastidores" desse espetáculo postando em seus blogs até mesmo "palpites" dos filmes concorrentes."

3. Uhn, tudo isso que está aqui já está num post anterior da Débora:
De acordo com Bahiana e Inácio Araújo, crítico de cinema, o favorito ao prêmio de melhor filme é "Guerra ao Terror", de Kathryn Bigleow. Para a jornalista, particularmente, "Avatar", de James Cameron, é o provável vencedor de todas as categorias técnicas, como direção de arte, fotografia, montagem sonora, mixagem sonora, montagem, efeitos. Ricardo Calil, também crítico de cinema, acredita que o filme vencedor será mesmo "Avatar", mas afirma que se fizesse parte da academia premiaria "Bastardos Inglórios", de Quentin Tarantino, nos quesitos de melhor filme e direção.

3. O seu texto deveria começar aqui: "Nicolas Chartier (foto), um dos produtores do filme, errou ao enviar um e-mail aos acadêmicos com o objetivo de ganhar votos: "precisamos que filmes independentes vençam como vencem os filmes que você e eu fazemos, e se você acredita que "Guerra ao Terror" é o melhor filme de 2010, ajude-nos". Além disso, Chartier completou dizendo: "se você disser a dois amigos para votar (no nosso filme) e não no filme de 500 milhões de dólares, nós vamos ganhar."

O produtor admitiu a falha e pediu desculpas por ter desrespeitado as regras que proíbem elogios, pedido votos e ofenças aos concorrentes. Mas, as desculpas não concertaram a falta que cometeu e por voto unânime a diretoria do Departamento de Produtores decidiu desconvidar Nicolas Chartier da festa do Oscar, o que para alguns ainda foi uma punição considerada leve.

7 de março de 2010 às 06:31

Postar um comentário